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Você sofre com alguma doença ou problema de saúde? Ou se acidentou?

Saiba que você pode receber do INSS um benefício por sua incapacidade!!!

Fale agora com nossa equipe de especialistas em ações contra o INSS.

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QUEM TEM DIREITO AO AUXÍLIO POR INCAPACIDADE TEMPORÁRIA B31 DO INSS?

O Auxílio por Incapacidade Temporária (o antigo Auxílio Doença) é um benefício pago pelo INSS para pessoas que tem algum tipo de doença ou sofreram algum acidente de qualquer natureza.
Pessoas que precisam se afastar das atividades habituais do trabalho ou da vida cotidiana, sendo um apoio financeiro em momentos difíceis.
É importante ter um advogado previdenciário especialista para garantir o direito à concessão e efetivo recebimento financeiro. Nosso time conta com advogados especialistas na área previdenciária.

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Mas onde o Auxílio por Incapacidade Temporária B31 do INSS pode me ajudar?

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APOIO FINANCEIRO

Você poderá receber valores mensais do INSS o tempo que ficar afastado, concedido direto em sua conta, conforme o seu caso concreto.

relatorio anual

Alívio Financeiro Mensal

O Salário-de-benefício atualmente pode chegar atualizado para o ano de 2024 será de até R$ 6.228,00 todo mês, e mais um décimo terceiro.

data limite

PRAZO REDUZIDO NA VIA ADMINISTRATIVA

O benefício pode ser concedido de maneira administrativa sem necessidade de processo judicial inicialmente em ocorrendo sua concessão.

financa

AUXÍLIO PARA DESPESAS

A concessão do benefício pode impactar diretamente nas despesas da família, com a comprovação do direito adquirido se surge outros direitos que podem auxiliar no tratamento.

carteira de identidade

NÃO É NECESSÁRIO ESTAR EMPREGADO

É direito do trabalhador ou pessoa receber o benefício se assim cumprir os requisitos de carência ou isenção de contribuição, mesmo que já não esteja mais empregado ou trabalhando no momento.

salvando

PERÍODO AFASTADO CONTA PARA APOSENTADORIA

O benefício por ter a natureza de afastamento das atividades laborais, permitem a contagem do período afastado para sua aposentadoria no futuro.

O QUE É NECESSÁRIO PARA SOLICITAR O AUXÍLIO POR INCAPACIDADE TEMPORÁRIA (AUXÍLIO DOENÇA)?

Para solicitar o AUXÍLIO POR INCAPACIDADE TEMPORÁRIA (AUXÍLIO DOENÇA), além de um advogado especialista é necessário reunir apenas os seguintes documentos:

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Quem Somos

Menezes Bonato Advogados Associados

Um Escritório referência na Advocacia Especializada e com Expertise na trajetória profissional de mais de uma década, atualmente atendemos em âmbito Nacional, centralizamos nosso trabalho nas áreas do Direito Previdenciário, Trabalhista, Civil e Família, acreditamos na idéia que ter experiência lhe proporciona obter mais êxito em prol da causa do cliente.

Somos especialistas ao invés de generalista em áreas do direito, nossas áreas de atuação são distribuídas por departamentos e setorizadas, sempre por advogados especialistas em cada tema específico, dedicamos a preservar o que é importante para a vida, através do respeito à lei, para assim fortalecer a relação e vínculo de confiança com nossos clientes.

Oferecemos prestação de serviços como um instrumento de defesa do interesse do cidadão, de forma a apresentar a melhor solução, conforme a necessidade do caso atual, sempre desenvolvendo o trabalho com qualidade, credibilidade e transparência, pois o cliente pode certamente contar com nosso time.

Perguntas frequentes sobre os serviços

Quem tem direito ao Auxílio por Incapacidade Temporária?

Tem direito o segurado da Previdência Social que estiver contribuindo ou não, ou seja já tenha contribuiu nos últimos 3 anos (36 meses) dependendo do caso, mas que esteja incapacitado para o trabalho habitual.

Por onde recebo o pagamento?

O benefício é pago em uma conta que o governo abre especificamente para o recebimento. Assim que liberado, basta levar a liberação do benefício com sua documentação.

Quanto tempo leva para saber se tenho direito e posso receber?

Realizamos uma análise interna antes de encaminhar o benefício para verificação do direito, que pode levar até três semanas, dependendo da demanda. Após a verificação, é encaminhado ao governo federal que tem um prazo médio de 90 dias para liberação do benefício.

O INSS negou meu pedido, o que fazer?

Caso o seu pedido seja negado, você tem direito a recorrer administrativamente e, se necessário, judicialmente. O advogado pode te auxiliar nesse processo.

Tive acidente de trabalho, recebo Auxílio por Incapacidade Temporária?

Sim!
Nos casos de acidente de trabalho é emitido a CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho), e com isso após o término do afastamento o empregado adquire estabilidade de 12 meses no emprego.

Qual é a diferença entre Auxílio por Incapacidade Temporária (Auxílio-Doença) e Auxílio-Acidente?

O Auxílio-Doença é concedido para incapacidades temporárias, enquanto o Auxílio-Acidente é concedido para sequelas permanentes decorrentes de acidentes de trabalho.

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