Confira exatamente o que é necessário fazer para receber o seguro-desemprego, quantos meses receber e o valor
O seguro-desemprego é um dos benefícios mais importantes para os trabalhadores com carteira assinada que são demitidos sem justa causa.
O benefício prevê um pagamento de três a cinco parcelas com valores que podem variar entre R$ 1.212 até R$ 2.106,08, conforme o que o trabalhador recebia enquanto exercia atividade.
No caso, é necessário lembrar aqui que a solicitação do seguro-desemprego deve acontecer em um prazo de 7 até 120 dias após a data do desligamento para solicitar o benefício.
Quanto tempo preciso trabalhar para receber o seguro-desemprego?
Para saber quantos meses é necessário trabalhar para receber e ainda a quantidade de parcelas que o mesmo terá direito é necessário se atentar às seguintes regras:
- Recebe três parcelas o trabalhador que comprovar ao menos seis meses trabalhados;
- Recebe quatro parcelas o trabalhador que comprovar ao menos doze meses trabalhadores;
- Recebe cinco parcelas o trabalhador que comprovar ao menos vinte e quatro meses trabalhados.
Outro ponto que deve ser esclarecido é que o trabalhador que vai solicitar o seguro-desemprego pela primeira vez deve ter trabalhado pelo menos 12 meses de carteira assinada nos últimos 18 meses anteriores à data da emissão.
No caso do trabalhador que está solicitando pela segunda vez, será necessário ter trabalhado pelo menos 9 meses nos últimos 12 meses anteriores à data da demissão.
Já no caso da terceira solicitação em diante, segue a regra de pelo menos 6 meses para receber três parcelas do seguro-desemprego, 12 meses para receber quatro parcelas e 24 meses para receber cinco parcelas.
Qual o valor do seguro-desemprego?
Confira a tabela para saber exatamente quanto receber:
Faixa de salário médio | Cálculo da parcela |
até R$ 1.858,17 | multiplica-se o salário médio por 0,8 |
de R$1.858,18 até R$ 3.097,26 | o que exceder R$ 1.858,17 multiplica-se por 0,5 e soma R$ 1.486,53 |
acima de R$3.097,26 | o valor ser de R$ 2.106,08 |
Como pedir o seguro-desemprego?
O seguro-desemprego pode ser solicitado nos seguintes canais:
Pela internet
- Através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível na loja de aplicativos do seu celular;
- No aplicativo basta realizar login com sua conta gov.br
Presencialmente
- Nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE);
- Nas unidades do Sistema Nacional de Emprego (SINE);
- Nas unidades da Secretaria Especial da Previdência e Trabalho (SEPT).
Documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego
- Requerimento do seguro-desemprego (fornecida pelo empregador);
- Documento de Identidade;
- Carteira de Trabalho;
- CPF;
- Comprovante de Residência;
- Comprovante de Escolaridade;
- Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho;
- Comprovante de salário dos três meses anteriores a dispensa.
Nota! Os trabalhadores que solicitam o seguro-desemprego presencialmente devem levar os documentos em cópia e original.
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