A partir dessa iniciativa, foi possível desenvolver conteúdos específicos sobre suas áreas de atuação para publicar na web. A banca se tornou referência na solução de problemas para seu público-alvo, e está sendo localizada mais facilmente por possíveis clientes ao pesquisarem na internet pelos temas que o escritório aborda.
Com a popularização das novas tecnologias, não somente a prestação do serviço jurídico foi impactada, mas as relações entre clientes e profissionais mudaram drasticamente. Nesse sentido, o advogado tem papel fundamental para divulgação dos serviços prestados pelo escritório de forma ética por meio das ações de Marketing Jurídico. Esse entendimento inicial é necessário para que a banca comece a promover estratégias de Marketing Digital Jurídico para estreitar o relacionamento com seus clientes e prospects.
Para José Vitor, criar autoridade na internet, a partir da produção de conteúdo relevante e informativo e ampliar o relacionamento com o cliente é fundamental para destacar o escritório no meio digital. A longo prazo essa iniciativa irá trazer resultados significativos à produtividade dos profissionais, que poderão focar no exercício da profissão e investir menos tempo para aquisição de clientes.
“Um software de gestão é ferramenta ideal para ajudar o advogado a dar conta do volume de trabalho para manter o cliente constantemente atualizado com relação à prestação de serviço, garantindo uma atuação ativa dos profissionais e promovendo um feedback mais rápido com relação às atividades desenvolvidas. Isso também facilita a rotina dos profissionais, que podem se dedicar à produção de conteúdo para manter seu público atualizado sobre as questões da área de atuação do escritório”, explica José Vitor.
Ao criar autoridade sobre a sua área de atuação na internet, o escritório passa maior confiança aos clientes atuais e potenciais. Para isso, os gestores precisam ter uma melhor definição sobre quem é o seu público-alvo, assim como mapear o cliente ideal do escritório de advocacia e quais canais usar para se comunicar com ele.
Ainda de acordo com Vitor, as ações de Marketing Jurídico devem ser mensuradas para que a banca consiga determinar o custo de aquisição de clientes. Isso porque, os profissionais devem investir tempo para adquirir competências além das disciplinas jurídicas convencionais e incluir nas atividades do escritório um período para produção de conteúdo e relacionamento com os clientes. A própria exigência de um planejamento de marketing tornou imprescindível essa atuação do escritório Lopes & Philippi.
Apesar de o escritório ter incorporado ações de Marketing Jurídico recentemente, Vitor comenta que desde 2009 participa de fóruns de discussões sobre o tema e tem percebido a importância de utilizar a prática na atividade advocatícia.
“Primeiramente o advogado deve mudar seu pensamento, ele não deve pensar quanto vai ganhar com determinada ação, mas sim como o cliente pode ter benefícios com seus serviços. Assim o escritório passa a criar um relacionamento a longo prazo com eles. É importante destacar que para fazer Marketing Jurídico o profissional deve ter em mente que não está escrevendo para outros advogados, mas para seus potenciais contratantes, propondo soluções para resolver problemas que eles tenham”, alerta.
Vitor afirma ainda que o advogado que começa a trabalhar com Marketing Jurídico no dia a dia da banca não deve se limitar a divulgar seu conhecimento em determinadas áreas de atuação, mas mostrar como o escritório pode prestar um serviço mais ágil, demonstrando conhecimento das novas tecnologias para resolução de problemas de seus clientes.
Dicas para implementar o Marketing Jurídico na rotina do seu escritório:
– Estude o básico do código de ética da profissão antes de criar estratégias Marketing Jurídico do escritório, pois há limitações com relação à atuação dos profissionais nos meios digitais;
– Tenha um site do escritório com informações atualizadas, reforçando a missão, visão e valores da banca;
– Estabeleça uma presença ativa nos mais variados canais digitais;
– Crie conteúdos agradáveis e interessantes para o seu público-alvo;
– Busque por referências fora da sua área de atuação;
– Não copie fórmulas de escritórios bem sucedidos, conquiste seu próprio diferencial;
– Compreenda seu público-alvo e como ele quer ser abordado;
– Promova uma comunicação objetiva com seu público, evitando o “juridiquês”;
– Não tenha receio de compartilhar conhecimento e divulgue informações relevantes com seu público;
Ao investir em ações de Marketing Jurídico, o escritório consegue agregar valor à sua marca. Em um mercado com mais de 1 milhão de advogados alcançar um diferencial inovador é essencial para conquistar clientes e se manter competitivo.