SEGURANÇA NA PREVIDÊNCIA
Durante os momentos mais difíceis da vida dos brasileiros, como na pandemia da Covid-19, a Previdência cumpriu grande parte dos seus objetivos sociais e mostrou que, pelo menos, merece um voto de confiança. Apesar dos pesares.
Antecipou o pagamento do décimo terceiro, não atrasou o precatório, continuou concedendo e mantendo os benefícios programáveis e criou fórmula para antecipar os benefícios de risco como o auxílio por incapacidade temporária sem perícia presencial.
VIVER OU SOBREVIVER
A diferença entre viver biologicamente e gozar a vida com dignidade está diretamente relacionada com o planejamento do futuro. O planejamento pode demandar tempo, mas a escolha tem que ser feita agora.
As formas de ter renda no futuro quando não poder ou não quiser trabalhar tem quatro dimensões: ter reserva financeira, depender de terceiros, receber ajuda assistencial do governo ou ter um benefício da previdência.
ESCOLHAS
O futuro é reflexo das escolhas do presente e os momentos difíceis ditam as decisões para definirmos o que queremos. Se vamos alcançar, é outra conversa.
O assistencialismo governamental está mostrando que não tem como amparar todos os vulneráveis. As famílias que vivem em regime de economia familiar comum não têm como garantir a renda segura e acumular uma reserva matemática que resista ao tempo não é fácil.
A Previdência, que é o ato de prever, precaver, prevenir, ter prudência, talvez seja uma ótima saída, não a única.
PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO
O INSS é um seguro social. É isso que significa o SS do INSS: Seguro Social. Não é como um seguro qualquer, de coisas que podem ser substituídas. É da vida, da saúde, da velhice, dos dependentes.
A Previdência não é como um seguro daqueles que se perde quando para de pagar. Dá para manter os direitos por até três anos sem contribuir. Talvez seja o momento de utilizar essa vantagem.
Reduzir o valor das contribuições também é uma ideia a ser analisada, principalmente quando se está pagando mais do que vai receber.
Para quem tem condições, há a possibilidade de aumentar o valor da contribuição e até ter um plano de previdência complementar. Esta é a finalidade do planejamento previdenciário.
Fonte: Mix Vale