Quais são os tipos de revisão de aposentadoria?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Saiba mais sobre quais os tipos de revisão de aposentadoria no Brasil e fique por dentro de todos os seus direitos e benefícios!

A vida é cheia de aventuras e situações em que temos que tomar partido e decidir se queremos viver aquele momento em sua plenitude, apenas vivenciá-lo ou negar experimentar os doces frutos que nos são oferecidos ao longo de uma jornada pelo decorrer dos anos, nos quais estamos lutando mais do que para sobreviver: mas lutando para viver.

E viver é algo que não foi deixado em segundo plano durante todo o tempo: experimentar novos estilos de vestimenta, ver o que a natureza tem de melhor para ser apreciado, criar e se expressar através da cultura que nos rodeia, sentir que existe sim o amor, ter medo, porém, se jogar em novas possibilidades… Enfim, esses são alguns dos feitos que são impagáveis e inerentes para o crescimento de todo e qualquer ser humano.

Porém, com o prolongamento de nossas existências, certos aspectos se tornam mais turbulentos de serem conquistados – ou pelo menos, é notória uma maior dificuldade em comparação à antigamente. É algo natural de se acontecer e, apesar de geralmente ter uma retratação negativa socialmente, ainda se tem muito o que fazer e, principalmente, o que sentir.

Para facilitar e te ajudar nessa nova fase de sua vida, é preciso desse modo, saber quais são os tipos de revisão de aposentadorias que existem no Brasil. Afinal de contas, imagine se existe a possibilidade de se beneficiar com esse recurso e você ainda não sabe? Despertou uma curiosidade de saber se seu perfil se encaixa nos beneficiários? Venha com a gente, vamos mostrar o que é preciso preencher para requerer esse direito.

E então, vamos lá? Boa leitura!

O que é uma revisão de aposentadoria?

Uma revisão de aposentadoria consiste na adequação do benefício – geralmente para valores maiores do que os atuais – por decorrência de alguma irregularidade ou má interpretação dos fatores atuais em relação aos da época em que o direito foi requerido.

Isso ocorre porque há diversas regras e normas que envolvem a aposentadoria e, como nem todos nós somos especialistas nessa questão, muitas vezes, os cálculos são equivocados. 

É normal, como já foi dito, muitas leis abordam o assunto, sem contar que elas sofrem uma constante mutação, então, é complicado manter-se a par de tudo, e ainda ter de levar em consideração as leis de pessoas que se aposentaram até em décadas atrás. Quem dá a última palavra sobre quem está certo? O Poder Judiciário e, para isso, é necessário abrir um processo judicial.

Quais são os principais tipos de revisão de aposentadoria?

Como são muitos os casos, vamos citar apenas os principais tipos de revisão de aposentadoria.

Índice de Reajuste do Salário Mínimo (IRSM)

Diz respeito aos beneficiários a partir de março de 1994. Por um equívoco de transição na época do Plano Real, há uma porcentagem de 39,67% para requerer revisão.

Buraco Negro

Diz respeito aos beneficiários que tiveram o direito limitado ao teto do INSS no período entre 1988 e 2003. Como a inflação no período estava em alta, a correção teve de ser feita, porém, em muitos casos, não foi efetuada, então, requer revisão para os não contemplados.

Buraco Verde

Diz respeito aos beneficiários que sofreram com a discrepância entre o teto – que foi o concedido pelo INSS – e o seu salário real entre 1991 e 1993. O cálculo foi realizado em cima do teto da época, destoando do salário factual, então, pode-se requerer revisão.

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário! E se restou alguma dúvida, entre em contato conosco!

Compartilhe nas redes!

Summary
Quais são os tipos de revisão de aposentadoria?
Article Name
Quais são os tipos de revisão de aposentadoria?
Description
A vida é cheia de aventuras e situações em que temos que tomar partido e decidir se queremos viver aquele momento em sua plenitude, apenas vivenciá-lo ou negar experimentar os doces frutos que nos são oferecidos ao longo de uma jornada pelo decorrer dos anos, nos quais estamos lutando mais do que para sobreviver: mas lutando para viver.
Author
Publisher Name
Menezes Bonato
Publisher Logo

Você, caro leitor, fique à vontade em utilizar nosso conteúdo em seu blog, site e redes sociais, para isso basta citar a fonte e o site (www.menezesbonato.adv.br).

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Recomendado só para você!
Entenda de uma vez por todas quais são as novas…
Cresta Posts Box by CP