Alguns documentos podem ser anexados ao pedido de aposentadoria ou da revisão de valores para um benefício maior.
Seja para dar entrada na solicitação da aposentadoria ou para a revisão da mesma, alguns documentos podem auxiliar na comprovação de valores maiores do que os já cadastrados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis).
O cadastro pode conter informações desatualizadas, com valores menores de salários ou contribuições realizadas pelo solicitante e que podem ser anexados às solicitações para realizar a correção dos benefícios previdenciários.
Se houver algum erro ou desatualização, o segurado pode reunir estes documentos para assim fazer o requerimento do aumento do benefício.
Holerite
Também conhecido como contracheque, este documento é entregue mensalmente pelo contratante comprovando o salário pago com os devidos descontos de impostos.
Embora seja uma vasta papelada, é indicado guardar os holerites recebidos para situações como a revisão da aposentadoria, pois assim se consegue comprovar os ganhos.
Carteira de trabalho atualizada
O trabalhador deve sempre acompanhar as atualizações da carteira de trabalho – e se estão sendo feitas as devidas anotações – em caso de promoções, aumentos e outras informações.
Esses dados desatualizados podem comprometer a futura renda e diretos do trabalhador.
Extrato do FGTS
O FGTS é o fundo do trabalhador registrado no regime da CLT no qual o empregador deposita mensalmente um valor proporcional ao salário em carteira, sendo possível com o extrato comprovar os valores recebidos mensalmente.
Por meio do aplicativo do FGTS ou com auxílio presencial em alguma agência da Caixa, será possível fazer a solicitação deste documento.
Relação Anual de Informações Sociais (Rais)
A Rais comprova o tempo de serviço para aposentadoria, para concessão do pagamento do abono salarial e cálculo de FGTS. Este documento pode ser requisitado no site do Ministério do Trabalho.
Fonte: Contábeis