Confira documentos que podem auxiliar no aumento da aposentadoria

Alguns documentos podem ser anexados ao pedido de aposentadoria ou da revisão de valores para um benefício maior.

Seja para dar entrada na solicitação da aposentadoria ou para a revisão da mesma, alguns documentos podem auxiliar na comprovação de valores maiores do que os já cadastrados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis).

O cadastro pode conter informações desatualizadas, com valores menores de salários ou contribuições realizadas pelo solicitante e que podem ser anexados às solicitações para realizar a correção dos benefícios previdenciários.

Se houver algum erro ou desatualização, o segurado pode reunir estes documentos para assim fazer o requerimento do aumento do benefício.

Holerite

Também conhecido como contracheque, este documento é entregue mensalmente pelo contratante comprovando o salário pago com os devidos descontos de impostos.

Embora seja uma vasta papelada, é indicado guardar os holerites recebidos para situações como a revisão da aposentadoria, pois assim se consegue comprovar os ganhos.

Carteira de trabalho atualizada

O trabalhador deve sempre acompanhar as atualizações da carteira de trabalho – e se estão sendo feitas as devidas anotações – em caso de promoções, aumentos e outras informações.

Esses dados desatualizados podem comprometer a futura renda e diretos do trabalhador.

Extrato do FGTS

O FGTS é o fundo do trabalhador registrado no regime da CLT no qual o empregador deposita mensalmente um valor proporcional ao salário em carteira, sendo possível com o extrato comprovar os valores recebidos mensalmente.

Por meio do aplicativo do FGTS ou com auxílio presencial em alguma agência da Caixa, será possível fazer a solicitação deste documento.

Relação Anual de Informações Sociais (Rais)

A Rais comprova o tempo de serviço para aposentadoria, para concessão do pagamento do abono salarial e cálculo de FGTS. Este documento pode ser requisitado no site do Ministério do Trabalho.

Fonte: Contábeis

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