A dor que você sente pode contribuir para sua aposentadoria por idade e redução do tempo de contribuição!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Aposentadoria por idade e tempo de contribuição: Dor nas costas pode antecipar o requerimento desses benefícios?

Dor nas costas pode dar direito ao segurado antecipar com mais rapidez o benefício por idade e tempo de contribuição? Na matéria de hoje vamos esclarecer esta dúvida se é possível ou não. Continue conosco e fique por dentro do assunto.

Previdência Social

De acordo com a associação da dor, da doença ou de uma lesão, instiga a sensação de que o funcionário que sofre de dores por alguma doença, pode ter direito a um dos tipos de benefícios por incapacidade:

  • Auxílio por incapacidade temporária;
  • Benefício por incapacidade permanente;
  • auxílio acidente.

De acordo com o especialista previdenciário Hilario Bocchi Junior, afirma que esse tipo de patologia, pode ser pontos para antecipar a aposentadoria por idade e a aposentadoria por tempo de contribuição.

Fundacentro

A Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho é um órgão do governo Federal do Brasil), afirma que o problema de coluna é a segunda maior causa de aposentadoria por invalidez.

Origem da lesão

O segurado pode ter doenças ocasionadas por vários fatores, podendo ter relação com o ambiente de trabalho, os especialista na área chama de exógena, ou até mesmo endógena.

O especialista Bocchi Junior diz que quando a doença é exógena, colocando em ênfase aquelas que são agravadas pelo ambiente laboral, o cidadão passa a ter mais direitos na Previdência, independente se for empregado do setor privado ou servidor público.

Pessoa com limitação

Dependendo da limitação do trabalhador ele pode conseguir o benefício bem antes do tempo necessário.

Se o funcionário é uma pessoa apta e saudável para exercer suas atividades laborais, porém, existir algum tipo de limitação:

  • Limitação leve;
  • Moderada;
  • Grave;
  • Limitação origem física;
  • Limitação à origem mental, intelectual ou sensorial.

Todas essas limitações citadas acima, podem permitir que a aposentadoria por idade seja concedida com 55 anos se for mulher ou 60 anos homem, mas é necessário ter pelo menos 15 anos de contribuição.

Na aposentadoria por tempo de contribuição, a antecipação vai proceder do grau da deficiência, dependendo o benefício pode ser antecipado em dois, seis e até mesmo dez anos.

Problemas na coluna

De acordo com pesquisas e estatísticas, problemas na coluna podem não ocasionar a incapacidade, mas podem reduzir o tempo da aposentadoria.

Como já mencionamos acima, os problemas de coluna são a segunda maior causa de aposentadoria por invalidez.

Referente a uma pesquisa feita no Hospital das Clínicas da USP, foi apontado que uma das principais causas de afastamento das atividades laborais é a lombalgia ( dor na região lombar).

Compartilhe nas redes!

Você, caro leitor, fique à vontade em utilizar nosso conteúdo em seu blog, site e redes sociais, para isso basta citar a fonte e o site (www.menezesbonato.adv.br).

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Recomendado só para você!
Reforma da Previdência estabelece regras automáticas de transição Quem está…
Cresta Posts Box by CP
Open chat