Segurados que estão recebendo o auxílio-doença podem receber um benefício maior que o de segurados aposentados por invalidez? Para esclarecer melhor essa questão vamos falar sobre casa beneficio e como cada um deles é calculado.
Auxílio-doença
O Auxílio-doença ou auxílio por incapacidade temporária é devido para todo o segurado que esteja temporariamente impossibilitado de realizar seu trabalho por motivo de doença ou acidente de qualquer natureza.
O valor do auxílio doença é calculado com base nas contribuições feitas ao INSS ao longo da vida, corresponde a 91% do salário-de-benefício, que é a média de 100% dos salários recebidos pelo trabalhador ao longo da carreira.
Caso o benefício seja transformado em aposentadoria por invalidez, as regras mudam.
Aposentadoria por invalidez
A Aposentadoria por Invalidez ou Aposentadoria por Incapacidade Permanente, é o benefício concedido pelo INSS aos trabalhadores e segurados que sofrem de algum tipo de incapacidade permanente ou sem cura, que o impossibilite totalmente para qualquer trabalho ou atividade laborativa que lhe garanta a sua subsistência.
O beneficio é calculado da seguinte forma:
- Para homens: será devido 60% + 2% a cada ano de contribuição que ultrapassar o mínimo de 20 anos;
- Para mulheres: será devido 60% + 2% a cada ano de contribuição que ultrapassar o mínimo de 15 anos.
Aposentadoria por invalidez pode ser menor que auxílio-doença?
Sim pode acontecer, e tudo depende da natureza do benefício, se é acidentária ou previdenciário.
No benefício de aposentadoria por invalidez acidentário, o segurado recebera como valor da aposentadoria 100% do salário de benefício. Desta forma a aposentadoria terá um valor maior que o pago no auxílio-doença.
Já a aposentadoria por invalidez previdenciária, o segurado é afastado em razão de uma incapacidade temporária para o trabalho.
O segurado do INSS que se aposenta por incapacidade permanente recebe 60% do salário de benefício, com acréscimo de dois pontos percentuais para cada ano por essa razão não existe certeza de que esse valor será maior que o auxilio doença.
Como conseguir uma aposentadoria por invalidez integral?
- Ter 40 anos de contribuição (homem) na hora da incapacidade total e permanente para o trabalho
- Ter 35 anos de contribuição (mulher) na hora da incapacidade total e permanente para o trabalho
- Comprovando que a incapacidade ocorreu em conta de acidente de trabalho, doença profissional ou doença do trabalho
Fonte: Jornal Contábil
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!