Entenda como tirar a segunda via da sua carteira de trabalho!

Como tirar a segunda via da Carteira de Trabalho?

A carteira de trabalho é um dos principais documentos para os brasileiros, é por meio deste documento que se acompanha toda a vida profissional. A carteira de trabalho, além de servir como um histórico de todas as suas antigas ocupações, guarda informações primordiais para o trabalhador, além de ser necessária quando o trabalhador vai se aposentar.

Através da carteira de trabalho será registrado o processo de admissão, tempo de trabalhado, salário, pagamento de seguro-desemprego e do PIS, férias e a data de saída do emprego.

Por isso, caso você tenha perdido sua Carteira de Trabalho, também conhecida como CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), o primeiro ponto que você deve se atentar é realizar um Boletim de Ocorrência, de modo a garantir possíveis fraudes com os seus dados.

Segunda via da CTPS

O processo de emissão da segunda via da CTPS pode ser realizada pelo site do Governo Federal ou ainda por meio do aplicativo de celular Carteira de Trabalho Digital. Vale lembrar que a nova emissão gerará a Carteira de Trabalho Digital.

O que muda com a Carteira de Trabalho digital é que, daqui para frente, para todos os contratos de trabalho (novos ou já existentes), todas as anotações (férias, salário, etc) serão feitas apenas eletronicamente e você poderá acompanhá-las de qualquer lugar pelo aplicativo ou pela internet.

Agora, somente os trabalhadores contratados por órgãos públicos e organismos internacionais devem utilizar a Carteira de Trabalho em papel.

Passo a passo para emissão pelo aplicativo

Para ter o documento digital, com todas as informações acessíveis no telefone, o trabalhador deve entrar na loja de aplicativos de seu smartphone (android ou iOS), procurar por “Carteira de Trabalho Digital” e baixar a ferramenta.

O Governo Federal disponibiliza uma cartilha que ensina todo o passo a passo necessário para emitir o documento digitalmente. Para quem deseja pedir a segunda via do documento, basta clicar aqui ou no link https://empregabrasil.mte.gov.br/wp-content/uploads/2019/09/Passo-a-Passo-CTPS-DIGITAL-APP-e-WEB.pdf

Fonte: Jornal Contábil

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes!

Você, caro leitor, fique à vontade em utilizar nosso conteúdo em seu blog, site e redes sociais, para isso basta citar a fonte e o site (www.menezesbonato.adv.br).

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado só para você!
Aqueles que estão trabalhando sob o Regime da CLT, ou…
Cresta Posts Box by CP

AVISO DE GOLPE

Logo New - Menezes Bonato Advogados Associados

Prezados clientes, informamos que tem pessoas usando indevidamente o nome do nosso escritório e até o nome dos advogados como por exemplo, se passando pela Dra. Danielle, onde o fraudário impostor está solicitando que seja feito o pagamento de algumas taxas para que seja liberado os valores do processo, a foto desta pessoa está com o logo do escritório e eles se apresentam como Dra. Danielle Ribeiro de Menezes Bonato em alguns momentos.

Informamos que não enviamos mensagem solicitando pagamentos, TED ou transferência e pedimos que caso venha ocorrer essa situação para imediatamente entrarem em contato conosco nos telefones do escritório (19) 3444-8624 / 3713-8614.

Agradecemos a compreensão.

Menezes Bonato Advogados