IRPF 2024 para aposentados: como funciona a declaração?

Saiba como funciona o IRPF 2024 para aposentados

Você sabe quais são as regras e principais passos para os aposentados declarar IRPF 2024? Saiba mais detalhes em nosso artigo!

A temporada de entrega da declaração de IRPF 2024 chegou, e para os aposentados, este momento requer atenção especial.

Com regras específicas que muitas vezes passam despercebidas, conhecer detalhadamente o processo é essencial para evitar erros e garantir todos os benefícios fiscais possíveis.

Neste artigo, apresentamos os principais fatores relacionados ao Imposto de Renda para Pessoas Físicas para esse ano.

Além disso, mostramos as etapas mais comuns para evitar problemas ao declarar seus rendimentos, e como uma contabilidade pode te ajudar nesse momento.

Acompanhe a leitura!

Como funciona a declaração de IRPF 2024 para aposentados?

A declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física em 2024 deve ser feita por todos os contribuintes que tiveram rendimentos tributáveis superiores R$22.847,76 em 2023.

Aqueles que obtiveram rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte superiores a R$40 mil.

Além disso, quem tinha bens ou direitos com valor total superior a R$300 mil em 31 de dezembro de 2023 também deve declarar.

Os aposentados devem informar na declaração os valores recebidos da Previdência Social, que podem ser consultados no extrato do INSS.

Além disso, devem declarar outros rendimentos que possam ter, como aluguéis, pensões, aplicações financeiras, entre outros.

6 passos para evitar problemas ao declarar seus rendimentos

Para entregar a declaração de IRPF 2024 sem maiores problemas, como erros ou omissões, os aposentados precisam considerar algumas ações.

A seguir, apresentamos as principais:

  1. Reúna todos os documentos e comprovantes necessários.
  2. Baixe o Programa Gerador de Declaração no site da Receita Federal, ou acesse o aplicativo Meu Imposto de Renda.
  3. Preencha os dados pessoais, rendimentos, deduções, bens e pagamentos.
  4. Escolha entre a declaração simplificada ou a completa.
  5. Verifique se existem pendências ou inconsistências na declaração.
  6. Envie a declaração de IRPF dentro do prazo, que vai de 15 de março a 31 de maio.

Além disso, é fundamental acompanhar o processamento da declaração e a liberação da restituição, se houver, pelo site da Receita ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.

O que acontece com quem não entrega o IRPF 2024?

Caso você tenha problemas ao declarar seus rendimentos à Receita Federal, poderá enfrentar diferentes consequências.

A seguir, apresentamos três das principais:

  • Multa de 1% ao mês sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$165,74 e máximo de 20%;
  • Auditoria fiscal e malha fina, podendo ser convocado a comprovar ou retificar as informações prestadas;
  • Problemas legais e restrições financeiras, como bloqueio do CPF, impedimento de emissão de passaporte, dificuldade para obter crédito, entre outros.

Por isso, é importante declarar o IRPF 2024 dentro do prazo e com os dados corretos, evitando dores de cabeça com a Receita Federal.

Por que ter uma contabilidade ajudando em sua declaração?

A entrega da declaração de IRPF 2024 para os aposentados é uma obrigação que deve ser cumprida de forma minuciosa, pois envolve diversos detalhes e regras.

Por isso, é essencial considerar o suporte de especialistas em contabilidade, pois podem facilitar todo o processo para declarar e garantir os melhores cenários para os contribuintes.

Dessa forma, se você é aposentado e precisa de um apoio nesse momento, não deixe para procurar um contador em cima da hora.

Afinal, é de suma importância ter toda orientação sobre os documentos e etapas a serem seguidas, visando evitar problemas junto ao Fisco.

Portanto, converse conosco e veja como podemos te ajudar!

Evite problemas ao declarar seu IRPF 2024!

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