Legislação Trabalhista e Previdenciária de SST – Quais são as diferenças?

Com toda certeza você já ouviu falar na CLT, a famosa Legislação Trabalhista, certo? Mas existe uma outra legislação que, talvez, você não conheça, a Legislação Previdenciária de SST (Saúde e Segurança no Trabalho). Acredite, conhecer essas duas normativas proporcionará a você, empreendedor, manter um ambiente de trabalho mais seguro aos seus colaboradores e, ainda, evitar custos excessivos e desnecessários, tais quais às multas.

Sendo assim, é necessário entender cada um dos aspectos que incidem às duas legislações, bem como às suas diferenças. 

Muito embora o foco principal de ambas às legislações seja o mesmo – proteger o colaborador no ambiente de trabalho – assim como suas especificidades, diversos empreendedores acabam mantendo dúvidas sobre o assunto, visto que no âmbito jurídico diversas ações diferem do que é explícito nas normativas, bem como mantêm as mesmas dúvidas no momento de preencher o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).

Então, para que você, empregador, consiga sanar todas as questões que te assolam em relação às diferenças entre a Legislação Trabalhista e Previdenciária de SST, disponibilizamos algumas informações que podem ser de grande ajuda! 

Antes de entender as diferenças, vamos ver o papel de cada uma das legislações 

Como já fora dito, em suma, tanto a legislação trabalhista quanto a previdenciária de SST tem o mesmo intuito, o de proteger o colaborador no ambiente de trabalho em relação a riscos físicos ou que possam afetar diretamente sua saúde.

Contudo, é necessário frisar que, mesmo com tantas semelhanças, cada uma delas tem sua função primordial.

Legislação Trabalhista – O que é?

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), foi criada no ano de 1943 através do Decreto-Lei nº 5.452 e sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas; as normativas trabalhistas tratam quanto aos direitos e obrigações do trabalhador, assim como definem pontos específicos a serem cumpridos pelo empregador. 

A composição da Consolidação das Leis do Trabalho é pautada por oito capítulos que salvaguardam direitos de uma grande parcela dos grupos trabalhistas brasileiros.

Legislação Previdenciária de SST – O que é?  

Apesar de tratar sobre os direitos do trabalhador, a Legislação Previdenciária de SST – ou apenas Previdenciária de SST – trata sobre os direitos para com a proteção da saúde do trabalhador. 

Sendo assim, essa normativa regulamenta quanto aos agentes nocivos e as mais diversas condições de trabalho que podem acarretar no direito de aposentadoria especial. 

Além de envolver às questões relacionada à saúde, essa legislação também trata quanto aos documentos específicos que uma empresa tem a obrigação de emitir no ambiente de trabalho e para os colaboradores. 

E então, conseguiu entender o funcionamento das Legislações Trabalhista e Previdenciária de SST? 

Sendo assim, vamos às diferenças entre elas! 

As principais diferenças entre a Legislação Trabalhista e Previdenciária de SST

Ambas às legislações tratam quanto aos direitos do funcionário e às obrigações do empregador e isso é visível, certo? 

Contudo, mesmo apresentando particularidades e tendo funções muitos próximas, existem diferenças que as tornam únicas e passíveis de entendimento. Afinal, basta não conhecer uma delas para que sua empresa comece a ter problemas. 

Dimensões e Alcance 

Legislação Previdenciária de SST: regulamenta a aposentadoria especial, ou seja, todas as obrigações impostas por ela referem-se a esse benefício.

Legislação Trabalhista: traz regulamentações quanto ao período e jornada de trabalho e direitos gerais do trabalhador. 

Foco de ação

Legislação Previdenciária de SST:  relaciona-se apenas às obrigações quanto a documentação exigida para a concessão da aposentadoria especial, para que seja possível provar o direito do colaborador. 

Legislação Trabalhista: tem foco de ação voltado, principalmente, a melhoria da segurança no ambiente de trabalho e condições de trabalho para que sejam favoráveis à função.

Documentação 

Legislação Previdenciária de SST: destacam-se os documentos voltados às atividades realizadas pelos empregados, objetivando manter o controle sobre as funções que apresentem riscos diretos à saúde e exposição a agentes nocivos.

Legislação Trabalhista: exige documentação que relaciona o vínculo empregatício, como os relacionados à admissão e demissão de colaboradores. Contudo, não se restringe somente a isso, trata também daqueles relacionados a vistorias técnicas que comprovem a possibilidade de manter atividades trabalhistas em determinado ambiente. 

As informações foram úteis? Que se manter atualizado sobre todas as questões trabalhistas? Assine nosso Newsletter!

Conte conosco caso precise de auxílio!  

5/5 - (4 votes)

Compartilhe nas redes!

Você, caro leitor, fique à vontade em utilizar nosso conteúdo em seu blog, site e redes sociais, para isso basta citar a fonte e o site (www.menezesbonato.adv.br).

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado só para você!
Todas os cidadãos brasileiros economicamente ativos precisam aderir à previdência…
Cresta Posts Box by CP

AVISO DE GOLPE

Logo New - Menezes Bonato Advogados Associados

Prezados clientes, informamos que tem pessoas usando indevidamente o nome do nosso escritório e até o nome dos advogados como por exemplo, se passando pela Dra. Danielle, onde o fraudário impostor está solicitando que seja feito o pagamento de algumas taxas para que seja liberado os valores do processo, a foto desta pessoa está com o logo do escritório e eles se apresentam como Dra. Danielle Ribeiro de Menezes Bonato em alguns momentos.

Informamos que não enviamos mensagem solicitando pagamentos, TED ou transferência e pedimos que caso venha ocorrer essa situação para imediatamente entrarem em contato conosco nos telefones do escritório (19) 3444-8624 / 3713-8614.

Agradecemos a compreensão.

Menezes Bonato Advogados