Prova de vida: será obrigatória em 2022. Conheça os prazos.

Após a exigência ter sido suspendida em diferentes momentos durante a pandemia, neste novo ano os prazos voltam a correr.

Beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) devem ficar atentos durante este novo ano para a realização da prova de vida, exigência do órgão que solicita ao aposentado e pensionista a confirmação da sua condição para continuar recebendo os pagamentos, que volta a ser válida em 2022.

Após ser suspensa em diferentes momentos da pandemia de Covid-19 para evitar a aglomeração e contaminação pelo vírus durante 2020 e 2021, em 2022 a prova será obrigatória para manter os benefícios concedidos pelo órgão.

De acordo com dados do INSS, aproximadamente 3,3 milhões de pessoas devem realizar o procedimento entre janeiro e abril deste ano referente à comprovação pendente de 2021.

Calendário da prova de vida 2022

Para evitar problemas de circulação, o órgão definiu um calendário baseado no mês de nascimento, confira:

Prova de vida vencida de novembro de 2020 a junho de 2021

Prazo para realização da prova de vida: janeiro

Prova de vida vencida em julho e agosto de 2021

Prazo para realização da prova de vida: fevereiro

Prova de vida vencida em setembro e outubro de 2021

Prazo para realização da prova de vida: março

Prova de vida vencida em novembro e dezembro de 2021

Prazo para realização da prova de vida: abril

Como fazer a comprovação

A prova de vida pode ser realizada nos caixas eletrônicos ou nas agências bancárias no banco responsável pelo pagamento do benefício ao segurado. Alguns bancos facilitaram a realização com a opção do serviço no internet banking ou app da instituição financeira.

Vale lembrar que quem não cumprir o prazo não terá o pagamento cancelado automaticamente. Aqueles que receberam a ordem de suspensão em fevereiro, por exemplo, terão o benefício cessado três meses depois. Durante esse período o beneficiário terá tempo de realizar a prova de vida e recorrer ao cancelamento do seu direito.

Fonte: Contábeis

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes!

Você, caro leitor, fique à vontade em utilizar nosso conteúdo em seu blog, site e redes sociais, para isso basta citar a fonte e o site (www.menezesbonato.adv.br).

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado só para você!
Regra criada na reforma da Previdência torna planejamento mais difícil.…
Cresta Posts Box by CP

AVISO DE GOLPE

Logo New - Menezes Bonato Advogados Associados

Prezados clientes, informamos que tem pessoas usando indevidamente o nome do nosso escritório e até o nome dos advogados como por exemplo, se passando pela Dra. Danielle, onde o fraudário impostor está solicitando que seja feito o pagamento de algumas taxas para que seja liberado os valores do processo, a foto desta pessoa está com o logo do escritório e eles se apresentam como Dra. Danielle Ribeiro de Menezes Bonato em alguns momentos.

Informamos que não enviamos mensagem solicitando pagamentos, TED ou transferência e pedimos que caso venha ocorrer essa situação para imediatamente entrarem em contato conosco nos telefones do escritório (19) 3444-8624 / 3713-8614.

Agradecemos a compreensão.

Menezes Bonato Advogados