Quais as principais situações que fazem o auxílio-doença ser negado?

Confira quais os principais motivos que levam você a ter seu auxílio negado e como consultar o resultado do seu benefício

Ter seu beneficio negado é uma das piores noticias que um trabalhador pode receber, principalmente se tratando do auxílio doença. Pois ele se trata de um beneficio que irá ajudar o trabalhador no período onde ele estará incapacitado para o trabalho.

E infelizmente ter o auxílio doença negado é mais comum do que imaginamos. E caso você se encontre nesta situação ou caso precise desse benefício um dia, confira uma lista com os principais erros de quem teve o auxílio-doença negado.

Documentos incompletos ou rasurados

Os documentos importantíssimos para o pedido de benefício. É através dos documentos que você poderá provar o histórico de trabalho, seus problemas médicos e outras informações importantes para concessão do benefício.

Com isso, caso seus documentos estejam incompletos ou rasurados, podem dificultar ou fazer com que seu benefício seja negado. Então a dica é, leve todos os documentos relacionados ao pedido d seu benefício.

Não completar a carência mínima ou perder a qualidade de segurado

Ter a carência mínima necessária para ter a concessão do seu benefício, é extremamente importante. A carência é uma quantidade mínima de contribuições no qual o segurado deve fazer para pode usufruir dos benefícios.

No caso do Auxilio Doença a carência é de 12 contribuições e se você não possui isenção deste prazo deverá cumpri-lo.

Já a qualidade de segurado é a condição atribuída a todo cidadão filiado ao INSS que possua uma inscrição e faça pagamentos mensais a título de Previdência Social.

O indeferimento dos benefícios devido à perda da qualidade de segurado é muito comum, porém se você quer ter sua qualidade de segurado de voltar, basta começar a recolher para o INSS de novo.

Não provar a incapacidade

O segurado do INSS que por alguma razão perdeu a capacidade para o trabalho, terá direito a receber um auxílio durante o tempo que permanecer incapacitado.

E a não comprovação da incapacidade laborativa faz com que você não esteja apto para receber o benefício.

Trabalhar enquanto aguarda a decisão

O principal requisito para você receber o auxilio doença é o provar a sua incapacidade para trabalhar, seja em razão de doença ou acidente.

Ou seja é proibido trabalhar enquanto aguarda a resposta e enquanto recebe o beneficio. Se você continuar trabalhando até conseguir uma resposta definitiva e, inclusive, a aprovação do auxílio-doença, você pode ter ainda mais dificuldade para conseguir o benefício.

Como consultar o auxílio doença?

A consulta pode ser feita pelo:

  • telefone 135;
  • internet;
  • carta pelos correios.

Para consultar o resultado da perícia no sistema Meu INSS:

  1. Primeiro, acesse o portal meu.inss.gov.br;
  2. Clique em ENTRAR;
  3. Digite o seu CPF > clique em PRÓXIMA > digite a senha cadastrada no portal gov.br (conforme link no tópico anterior) > depois, clique em ENTRAR; Pronto, você já está no portal Meu INSS.
  4. Clique em Resultado de Benefício por Incapacidade;
  5. Agora, vai aparecer a informação de Resultado de benefício por incapacidade: Nessa tela, terá o número do benefício, a categoria do auxílio e a situação em que está: em andamento ou o resultado.
  6. Clique no número do benefício > na próxima tela, o sistema vai baixar o resultado de forma automática, é um documento em pdf que, em geral, tem o seguinte nome: resultado-de-pericia.pdf

Fonte: Jornal Contábil

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Áreas de Atuação

Direito Previdenciário

Direito Trabalhista

Direito de Família

Direito Civil

Mais Populares

consignado-do-inss-sera-liberado-a-distancia-com-uso-de-biometria
Obrigatoriedade da biometria no INSS: quem precisa se cadastrar e quais documentos valem
175578589174945
INSS suspende contrato com a Crefisa: quais os impactos para aposentados e pensionistas?
como-trabalhar-home-office
Home office e piso salarial: novas decisões judiciais em 202
f3b6e7f6-cf8c-476c-867e-17c3fffe7f3c
Biometria no INSS será obrigatória: entenda o que muda para beneficiários em novembro de 2025
whatsapp-image-2024-06-20-at-14.44.06
Itaú demite mil funcionários em setembro de 2025: o que está em jogo