Qual o melhor momento para solicitar aposentadoria?

Será que vale a pena já solicitar a aposentadoria de imediato ou é melhor esperar? Vamos conferir agora

A aposentadoria paga pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é direito de todos os segurados que contribuem com a Previdência Social. No entanto, mesmo sendo direito de milhares de pessoas, sua concessão é cercada por dúvidas, erros e acertos.

No entanto, uma dúvida muito comum, mas que pouca gente fala a respeito é sobre a possibilidade de conseguir antecipar e retardar o pedido de aposentadoria, ou esperar um pouco mais para garantir o benefício.

Antes de pedir a aposentadoria confira o CNIS

Antes de adentrarmos na questão da solicitação da aposentadoria de imediato ou de se esperar um pouco mais quanto a sua respectiva solicitação, existe um primeiro passo que o segurado deve fazer.

Esse primeiro passo diz respeito ao acesso do segurado ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que pode ser acessado pelo site Meu INSS.

No CNIS, todos os registros e contribuições realizadas ao longo da vida do trabalhador estarão apresentados, a importância do CNIS é o documento por constar todas as informações, já permitirá simular a aposentadoria, bem como o tempo de serviço para identificar se já é possível se aposentar.

Outra dica muito importante é não aceitar de imediato a aposentadoria concedida pelo INSS, isso porque primeiro você deve calcular, simular e escolher a opção mais adequada de aposentadoria.

Mas afinal, espero ou não para solicitar a aposentadoria?

Saber se é melhor se aposentar agora ou esperar depende da situação previdenciária ao qual você se encontra, é importante esclarecer que no caso da aposentadoria, cada caso é um caso e deve ser analisado individualmente, ou seja, nada de copiar a escolha de algum conhecido.

Todavia, para os segurados que já possuem direito adquirido antes da Reforma da Previdência, ou seja, que já podem pedir a aposentadoria, seria uma boa opção solicitar por agora, principalmente caso seja uma aposentadoria especial.

Já para os segurados que entram pelas novas regras trazidas pela Reforma, será necessário avaliar o valor do benefício a ser recebido em cada opção, considerando as regras de transição.

Além disso, garantir a aposentadoria por agora pode trazer algumas vantagens como conseguir um tempo livre, maior tempo de descanso, assim como uma dedicação especial para a vida social.

Outro ponto que deve ser considerado é o teto do INSS, pois, caso você esteja perto de se aposentar com o teto, é importante escolher se aposentar por agora, uma vez que esperar pode trazer prejuízos financeiros.

Entretanto, em determinados casos em que entram as regras de transição e novas regras gerais, talvez compense esperar um pouco mais, já que o novo cálculo da aposentadoria é de 60% da média de todas contribuições, mas, dá 2% de aumento no valor para cada ano contribuído acima do mínimo.

Caso você esteja em dúvidas do que fazer, é extremamente importante que busque ajuda com um profissional especialista em Previdência Social que poderá realizar todos os cálculos e definir o melhor caminho para solicitar seu benefício por agora ou esperar um pouco mais.

Fonte: Jornal Contábil

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fale com um Especialista!

Áreas de Atuação

Direito Previdenciário

Direito Trabalhista

Direito de Família

Direito Civil

Mais Populares

Saiba Se O Valor Da Sua Aposentadoria Está Correto! (1) - Menezes Bonato Advogados Associados
Saiba se o valor da sua aposentadoria está correto!
Veja 4 passos simples para antecipar sua aposentadoria do INSS!
Veja 4 passos simples para antecipar sua aposentadoria do INSS!
Como Solicitar O Benefício Da Aposentadoria Pelo Meu Inss - Menezes Bonato Advogados Associados
Veja como solicitar o benefício da aposentadoria pelo Meu INSS!
Saiba Tudo Sobre O Irpf 2024 Para Aposentados! - Menezes Bonato Advogados Associados
IRPF 2024 para aposentados: como funciona a declaração?
Saiba Tudo Sobre A Revisão Do Benefício De Aposentadoria - Menezes Bonato Advogados Associados
Saiba tudo sobre a revisão do benefício de aposentadoria!
Saiba Como Funciona E Quem Tem Direito à Aposentadoria Mental! - Menezes Bonato Advogados Associados
Saiba como funciona e quem tem direito à aposentadoria mental!

Quer agendar um atendimento?

Preencha o formulário ao lado, contando um pouco sobre que tipo de auxílio precisa, ou entre em contato através dos links abaixo.

Email

contato@menezesbonato.adv.br

Matriz

Telefone Fixo

(19) 3441-1181

Endereço Matriz

Rua Sete de Setembro, 602 - Centro - Limeira/SP

Unidade Av. Paulista

Telefone Fixo

(11) 2770-0041

Endereço Av. Paulista

Av. Paulista, 1636, 15° andar, Cerqueira César - São Paulo/SP

Formulário de contato

Qual área precisa de auxílio?