O segurado que pretende solicitar a aposentadoria pelo Meu INSS, precisa primeiramente fazer o cadastro na plataforma.
Atualmente o site Meu INSS dispõe de mais de 90 serviços. Consultar, solicitar e até mesmo acompanhar o andamento dos pedidos pode ser feito pela internet.
Um deles é a solicitação do pedido de aposentadoria. Quer saber como é o procedimento? Acompanhe.
Como solicitar a aposentadoria pela internet
O segurado que pretende solicitar a aposentadoria pelo Meu INSS, precisa primeiramente fazer o cadastro na plataforma. O segundo passo é verificar se o período de contribuição junto ao INSS está correto no CNIS. A terceira dica é digitalizar os documentos exigidos para a solicitação, isso facilita o procedimento.
Importante: Fazer o cálculo do benefício pretendido é fundamental, pois assim o segurado tem uma noção da modalidade de aposentadoria que pode assegurar mais vantagens e o valor dela.
Veja a seguir como é o passo a passo para requerer a aposentadoria pela internet:
- Acesse a plataforma Meu INSS;
- Faça o login da sua conta;
- Escolha a opção “Pedir aposentadoria”;
- Selecione a modalidade de aposentadoria desejada (por idade, por tempo de contribuição, especial, entre outras);
- Responda o questionário sobre sua vida profissional;
- Preencha as informações e anexe os documentos solicitados;
- Informe o CEP do local onde mora. Essa informação é necessária para que a plataforma indique o posto de atendimento mais próximo. Também aparecerá um campo para dados bancários;
- Verifique se tudo está correto, selecione a opção que afirma que todos dados foram lidos e confirme;
- Por fim, clique em avançar.
Quais são os documentos necessários?
- Cópia do documento de identidade e CPF ou CNH;
- Carteira de Trabalho com o histórico dos empregadores;
- CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais. Esse documento deve conter todas as arrecadações realizadas pelo segurado com seus respectivos valores;
- Comprovante de endereço residencial;
- Requerimento por escrito;
- Comprovante de tempo de atividade especial, se for o caso;
- Comprovante de atividade no exterior, se for o caso;
- Comprovante de atividade rural, se for o caso.
Se achar melhor ou para que erros sejam evitados na solicitação da aposentadoria, o segurado também pode consultar um advogado especialista em Previdência Social.
Dessa forma o segurado garante o benefício mais vantajoso e não corre o risco de ser prejudicado pela ausência de alguma informação ou algum dado incorreto.
Fonte: Jornal Contábil
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