Sabia que é possível solicitar aposentadoria pela internet?

O segurado que pretende solicitar a aposentadoria pelo Meu INSS, precisa primeiramente fazer o cadastro na plataforma.

Com o avanço da tecnologia, ficou muito mais acessível ao segurado solicitar os serviços do INSS. Sabia que é possível, com poucos “cliques” solicitar sua aposentadoria pela internet, no site ou app do instituto? É verdade! A solicitação é feita pelo portal Meu INSS, totalmente online.
Para garantir que o pedido será corretamente analisado, é preciso informar todos os dados do seu histórico de trabalho, como vínculos empregatícios e períodos de contribuição que não estejam registrados no sistema do INSS.

Atualmente o site Meu INSS dispõe de mais de 90 serviços. Consultar, solicitar e até mesmo acompanhar o andamento dos pedidos pode ser feito pela internet.

Um deles é a solicitação do pedido de aposentadoria. Quer saber como é o procedimento? Acompanhe.

Como solicitar a aposentadoria pela internet

O segurado que pretende solicitar a aposentadoria pelo Meu INSS, precisa primeiramente fazer o cadastro na plataforma. O segundo passo é verificar se o período de contribuição junto ao INSS está correto no CNIS. A terceira dica é digitalizar os documentos exigidos para a solicitação, isso facilita o procedimento.

Importante: Fazer o cálculo do benefício pretendido é fundamental, pois assim o segurado tem uma noção da modalidade de aposentadoria que pode assegurar mais vantagens e o valor dela.

Veja a seguir como é o passo a passo para requerer a aposentadoria pela internet:

  • Acesse a plataforma Meu INSS;
  • Faça o login da sua conta;
  • Escolha a opção “Pedir aposentadoria”;
  • Selecione a modalidade de aposentadoria desejada  (por idade, por tempo de contribuição, especial, entre outras);
  • Responda o questionário sobre sua vida profissional;
  • Preencha as informações e anexe os documentos solicitados;
  • Informe o CEP do local onde mora. Essa informação é necessária para que a plataforma indique o posto de atendimento mais próximo. Também aparecerá um campo para dados bancários;
  • Verifique se tudo está correto, selecione a opção que afirma que todos dados foram lidos e confirme;
  • Por fim, clique em avançar.

Quais são os documentos necessários?

Confira abaixo, os documentos para apresentação na hora de solicitar a sua aposentadoria:
  • Cópia do documento de identidade e CPF ou CNH;
  • Carteira de Trabalho com o histórico dos empregadores;
  • CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais. Esse documento deve conter todas as arrecadações realizadas pelo segurado com seus respectivos valores;
  • Comprovante de endereço residencial;
  • Requerimento por escrito;
  • Comprovante de tempo de atividade especial, se for o caso;
  • Comprovante de atividade no exterior, se for o caso;
  • Comprovante de atividade rural, se for o caso.

Se achar melhor ou para que erros sejam evitados na solicitação da aposentadoria, o segurado também pode consultar um advogado especialista em Previdência Social.

Dessa forma o segurado garante o benefício mais vantajoso e não corre o risco de ser prejudicado pela ausência de alguma informação ou algum dado incorreto.

Fonte: Jornal Contábil

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