Saiba mais sobre o Laudo Médico do INSS, para o que serve e suas características!

Importância do Laudo Médico do INSS.

Na matéria de hoje vamos falar de um assunto pouco falado e muito importante para os segurados do INSS. Você sabe a importância do Laudo Médico do INSS?

Continue conosco e confira.

Laudo Médico INSS

Este documento é necessário para comprovar a incapacidade laboral do segurado, é através dele que será atestado incapacidade permanente ou temporária e qual o tipo de benefício o segurado poderá requerer.

Este laudo é uma documentação oficial emitida por uma clínica, contando com a assinatura de um médico responsável.

Com este laudo é possível fazer um acompanhamento da doença e sua evolução.

Portanto este laudo vai reafirmar o estado de saúde do paciente.

O que caracteriza um laudo médico?

De acordo com o Conselho Federal de Medicina é necessário considerar a doença do paciente e as atividades laborais que ele exerce, se de fato a doença irá atrapalhar a exercer suas atividades rotineiras e isto será atestado através de exames clínicos.

O Laudo médico deve apresentar as seguintes informações. Veja!

  • O nome do paciente;
  • Histórico da doença;
  • CID da doença;
  • Informações do tempo de incapacidade ou se é por tempo indeterminado;
  • Data;
  • Especificação se a incapacidade impede o paciente de realizar suas atividades trabalhistas;
  • Assinatura e carimbo do médico profissional.

Vamos ressaltar que independente se o laudo médico for de rede privada ou pública, ele só valerá quando apresentar os dados citados acima.

Qual a validade do laudo médico?

É válido por 90 dias o laudo para a perícia médica do INSS, com isso é  necessário que o paciente esteja com suas documentações regularizadas para não ter dores de cabeça.

O prazo para o Judiciário, o Juiz da Justiça Federal,  se for em casos de solicitação de benefício por incapacidade, o laudo será válido por até 180 dias.

Um fator muito importante que o segurado deve estar atento, é a data da incapacidade, pois, é através dela que o segurado poderá receber seu benefício.

O que é perícia médica do INSS?

Esta perícia é um procedimento médico que é realizado por um profissional de saúde do INSS.

A perícia médica do INSS é obrigatória, o principal foco desta perícia é atestar se existe a doença , se a incapacidade é temporária ou permanente e se vai atrapalhar no desempenho das suas atividades rotineiras.

Conclusão

Por isso esteja atento às documentações, aos laudos médicos para que o seu benefício seja concedido sem burocracias.

Lembre-se, o que vai lhe garantir a concessão de tal benefício é a incapacidade que a doença causa para você exercer suas atividades laborais.

Fonte: Jornal Contábil

5/5 - (3 votes)

Compartilhe nas redes!

Você, caro leitor, fique à vontade em utilizar nosso conteúdo em seu blog, site e redes sociais, para isso basta citar a fonte e o site (www.menezesbonato.adv.br).

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado só para você!
Antes de qualquer resposta objetiva de nossa parte, advogadas (os),…
Cresta Posts Box by CP

AVISO DE GOLPE

Logo New - Menezes Bonato Advogados Associados

Prezados clientes, informamos que tem pessoas usando indevidamente o nome do nosso escritório e até o nome dos advogados como por exemplo, se passando pela Dra. Danielle, onde o fraudário impostor está solicitando que seja feito o pagamento de algumas taxas para que seja liberado os valores do processo, a foto desta pessoa está com o logo do escritório e eles se apresentam como Dra. Danielle Ribeiro de Menezes Bonato em alguns momentos.

Informamos que não enviamos mensagem solicitando pagamentos, TED ou transferência e pedimos que caso venha ocorrer essa situação para imediatamente entrarem em contato conosco nos telefones do escritório (19) 3444-8624 / 3713-8614.

Agradecemos a compreensão.

Menezes Bonato Advogados