Saiba qual é o prazo máximo do INSS para análise de sua aposentadoria

Solicitar um benefício e não ter a resposta no prazo certo, é um dos problemas mais frequentes dos contribuintes do INSS.

Segundo a Lei nº 9.874/1999, o prazo para que a autarquia responda a qualquer pedido é de até 30 dias, porém esse prazo pode ser “esticado” caso surja alguma intercorrência.

Já com relação ao prazo para pagamento após a concessão do benefício, de acordo com a Lei nº 8.213/1991, o prazo é de até 45 dias para começar a pagá-lo.

Se você quer saber mais sobre os prazos para analise dos benefícios do INSS e o que fazer caso ele “extrapole” continue a leitura!

Prazos para análise dos benefícios do INSS

Com o acordo no Ministério Público, o INSS deverá cumprir os seguintes prazos a partir de junho de 2021, conforme definido pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no Tema 1066:

  • Benefício assistencial à pessoa com deficiência: 90 dias
  • Benefício assistencial ao idoso: 90 dias
  • Aposentadorias (exceto por invalidez): 90 dias
  • Aposentadoria por invalidez: 45 dias
  • Salário-maternidade: 30 dias
  • Pensão por morte: 60 dias
  • Auxílio-reclusão: 60 dias
  • Auxílio-doença: 45 dias
  • Auxílio-acidente: 60 dias.

Passou do prazo, e agora?

Se o prazo do seu pedido já se esgotou, você tem quatro alternativas:

  1. Continuar aguardando pela resposta do INSS indefinidamente
  2. Enviar uma petição administrativa solicitando a análise imediata
  3. Abrir um mandado de segurança (ação judicial) para exigir a análise do pedido no judiciário.
  4. Ajuizar uma ação judicial que pede a concessão do seu benefício do INSS.

Se optar pela petição ou mandado, será importante contar com a assessoria de um advogado especializado em previdência social.

A diferença entre o mandado de segurança e a ação judicial requerendo o benefício é que o MS busca destravar o processo parado, obrigando o INSS a cumprir o prazo legal determinado pelo STF.

Com o mandado de segurança, o juiz determina um prazo para que rapidamente o INSS analise o seu pedido, pois o prazo dele já se esgotou, caracterizando uma ilegalidade.

Como consultar a situação do meu benefício?

1º Passo: Você precisa entrar no site do Meu INSS através deste link.

2º Passo: Faça o login no site do Meu INSS, caso você ainda não tenha uma senha, deve clicar em “cadastrar senha” e seguir os passos do cadastro.

3° Passo: Após entrar no sistema, clique em “Meus Benefícios”. Aparecerá todos os benefícios que você já solicitou, inclusive os ativos.

4° Passo:  Clique no benefício que você solicitou

5° Passo: Apesar que você já tenha visto a situação do benefício solicitado na imagem anterior, após clicar no requerimento desejado, aparecerão as seguintes informações: número do requerimento do benefício, espécie e situação.

Com relação a situação, poderão aparecer 3 resultado:

Habilitado – você entregou seus documentos no INSS e eles estão sendo analisados;

Deferido – seu benefício foi analisado e ele vai ser concedido para você;

Indeferido – seu benefício foi analisado e o negara.

Fonte: Jornal Contábil

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Áreas de Atuação

Direito Previdenciário

Direito Trabalhista

Direito de Família

Direito Civil

Mais Populares

Saiba Se O Valor Da Sua Aposentadoria Está Correto! (1) - Menezes Bonato Advogados Associados
Saiba se o valor da sua aposentadoria está correto!
Veja 4 passos simples para antecipar sua aposentadoria do INSS!
Veja 4 passos simples para antecipar sua aposentadoria do INSS!
Como Solicitar O Benefício Da Aposentadoria Pelo Meu Inss - Menezes Bonato Advogados Associados
Veja como solicitar o benefício da aposentadoria pelo Meu INSS!
Saiba Tudo Sobre O Irpf 2024 Para Aposentados! - Menezes Bonato Advogados Associados
IRPF 2024 para aposentados: como funciona a declaração?
Saiba Tudo Sobre A Revisão Do Benefício De Aposentadoria - Menezes Bonato Advogados Associados
Saiba tudo sobre a revisão do benefício de aposentadoria!
Saiba Como Funciona E Quem Tem Direito à Aposentadoria Mental! - Menezes Bonato Advogados Associados
Saiba como funciona e quem tem direito à aposentadoria mental!

Quer agendar um atendimento?

Preencha o formulário ao lado, contando um pouco sobre que tipo de auxílio precisa, ou entre em contato através dos links abaixo.

Email

contato@menezesbonato.adv.br

Matriz

Telefone Fixo

(19) 3444-8624

Endereço Matriz

Rua Sete de Setembro, 602 - Centro - Limeira/SP

Unidade Av. Paulista

Telefone Fixo

(11) 2770-0041

Endereço Av. Paulista

Av. Paulista, 1636, 15° andar, Cerqueira César - São Paulo/SP

Unidades Online 1 + 2 + 3

Telefone Fixo 1

(19) 3441-1181

Telefone Fixo 2

(19) 3713-8614

Telefone Fixo 3

(19) 3702-1388

Formulário de contato

Qual área precisa de auxílio?