Veja como solicitar o benefício da aposentadoria pelo Meu INSS!

Solicitar seu pedido de aposentadoria pelo site Meu INSS poupa tempo e é possível acompanhar o requerimento. Entenda

Para que os trabalhadores consigam ter acesso aos benefícios do INSS é fundamental que o segurado solicite um requerimento e apresente todas as documentações correspondentes.

Isso ficou ainda mais fácil com o avanço da tecnologia. Qualquer requerimento para a Previdência pode ocorrer pela internet. Inclusive, a solicitação de aposentadoria

. Tudo isso pela plataforma Meu INSS.

Para garantir que o pedido será corretamente analisado, é preciso informar todos os dados do seu histórico de trabalho, como vínculos empregatícios e períodos de contribuição que não estejam registrados no sistema do INSS.

Atualmente o site Meu INSS dispõe de mais de 90 serviços. Consultar, solicitar e até mesmo acompanhar o andamento dos pedidos pode ser tudo pela internet.

Um deles é a solicitação do pedido de aposentadoria. Quer saber como é o procedimento? Acompanhe.

Como solicitar a aposentadoria pela internet

O segurado que pretende solicitar a aposentadoria pelo Meu INSS, precisa primeiramente fazer o cadastro na plataforma. O segundo passo é verificar se o período de contribuição junto ao INSS está correto no CNIS. A terceira dica é digitalizar os documentos para a solicitação. Isso facilita o procedimento.

Importante: Fazer o cálculo do benefício pretendido é fundamental, pois assim o segurado tem uma noção da modalidade de aposentadoria que pode assegurar mais vantagens e o valor dela.

Veja a seguir como é o passo a passo para requerer a aposentadoria pela internet:

  • Acesse a plataforma Meu INSS;
  • Faça o login da sua conta;
  • Escolha a opção “Pedir aposentadoria”;
  • Selecione a modalidade de aposentadoria desejada  (por idade, por tempo de contribuição, especial, entre outras);
  • Responda o questionário sobre sua vida profissional;
  • Preencha as informações e anexe os documentos solicitados;
  • Informe o CEP do local onde mora. Essa informação é necessária para que a plataforma indique o posto de atendimento mais próximo. Também aparecerá um campo para dados bancários;
  • Verifique se tudo está correto, selecione a opção que afirma que todos dados foram lidos e confirme;
  • Por fim, clique em avançar.

Quais são os documentos necessários?

Confira abaixo, os documentos que a se apresentar na hora de solicitar a sua aposentadoria:

  • Cópia do documento de identidade e CPF ou CNH. Vale lembrar, que se o RG não tiver o número do CPF, deve-se anexar o cartão do CPF;
  • Carteira de Trabalho com o histórico dos empregadores;
  • CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais. Esse documento deve conter todas as arrecadações realizadas pelo segurado com seus respectivos valores;
  • Comprovante de endereço residencial;
  • Requerimento por escrito;
  • Comprovante de tempo de atividade especial, se for o caso;
  • Comprovante de atividade no exterior, se for o caso;
  • Comprovante de atividade rural, se for o caso.

Se achar melhor ou para que erros sejam evitados na solicitação da aposentadoria, o segurado também pode consultar um advogado especialista em Previdência Social.

Dessa forma o segurado garante o benefício mais vantajoso e não corre o risco de ser prejudicado pela ausência de alguma informação ou algum dado incorreto.

FONTE: JORNAL CONTÁBIL

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Áreas de Atuação

Direito Previdenciário

Direito Trabalhista

Direito de Família

Direito Civil

Mais Populares

Saiba Se O Valor Da Sua Aposentadoria Está Correto! (1) - Menezes Bonato Advogados Associados
Saiba se o valor da sua aposentadoria está correto!
Veja 4 passos simples para antecipar sua aposentadoria do INSS!
Veja 4 passos simples para antecipar sua aposentadoria do INSS!
Como Solicitar O Benefício Da Aposentadoria Pelo Meu Inss - Menezes Bonato Advogados Associados
Veja como solicitar o benefício da aposentadoria pelo Meu INSS!
Saiba Tudo Sobre O Irpf 2024 Para Aposentados! - Menezes Bonato Advogados Associados
IRPF 2024 para aposentados: como funciona a declaração?
Saiba Tudo Sobre A Revisão Do Benefício De Aposentadoria - Menezes Bonato Advogados Associados
Saiba tudo sobre a revisão do benefício de aposentadoria!
Saiba Como Funciona E Quem Tem Direito à Aposentadoria Mental! - Menezes Bonato Advogados Associados
Saiba como funciona e quem tem direito à aposentadoria mental!

Quer agendar um atendimento?

Preencha o formulário ao lado, contando um pouco sobre que tipo de auxílio precisa, ou entre em contato através dos links abaixo.

Email

contato@menezesbonato.adv.br

Matriz

Telefone Fixo

(19) 3444-8624

Endereço Matriz

Rua Sete de Setembro, 602 - Centro - Limeira/SP

Unidade Av. Paulista

Telefone Fixo

(11) 2770-0041

Endereço Av. Paulista

Av. Paulista, 1636, 15° andar, Cerqueira César - São Paulo/SP

Unidades Online 1 + 2 + 3

Telefone Fixo 1

(19) 3441-1181

Telefone Fixo 2

(19) 3713-8614

Telefone Fixo 3

(19) 3702-1388

Formulário de contato

Qual área precisa de auxílio?