Aposentado, fique atento! Veja quais motivos podem cancelar sua aposentadoria pelo INSS

Mesmo que a aposentadoria seja concedida, se o INSS encontrar algum tipo de erro nas informações prestadas, o seu benefício pode ser suspenso ou até mesmo cancelado

Um dos grandes sonhos dos trabalhadores é ter direito a aposentadoria paga pelo o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O motivo está em receber o benefício de forma definitiva.

Mas nem sempre é assim, mesmo que a aposentadoria seja concedida, se o INSS encontrar algum tipo de erro nas informações prestadas, o seu benefício pode ser suspenso ou até mesmo cancelado.

Por isso, se você está prestes a pedir a sua aposentadoria, é melhor ficar atento às regras exigidas pelo o Instituto e evitar problemas no futuro.

Lembrando que a aposentadoria conta com diferentes modalidades que exigem critérios específicos. Uma delas é a aposentadoria por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez).

O benefício é concedido quando o trabalhador fica incapacitado de forma definitiva de exercer suas atividades laborais.

O que pode levar a sua aposentadoria ser cancelada?

A seguir vamos mostrar para você os motivos que podem levar uma aposentadoria ser cancelada pelo o INSS.

Não movimentar o benefício

Quando o segurado não movimenta o saldo dos pagamentos, ou seja, não saca os valores da aposentadoria por mais de dois meses. Neste caso, o INSS poderá suspender o pagamento mensal do benefício.

Por isso, mesmo que você tenha uma outra fonte de renda, nunca deixe de sacar o valor da sua aposentadoria, fazer uma transferência ou realizar pagamento com esse dinheiro.

Ausência da prova de vida 

Quando o INSS comprovou que o segurado não realizou a prova de vida, não encontrando nenhuma evidência de que ele está vivo, através de cruzamento de dados, a aposentadoria poderá ser cancelada.

Pela nova regra, o INSS passa a ser responsável por comprovar se a pessoa está viva ou não. Resumidamente, isso será feito utilizando um sistema de comparação de informações em diferentes bancos de dados.

A pessoa poderá acessar o Meu INSS ou ligar para o telefone 135 para verificar a data da última confirmação de vida feita pelo INSS.

Reclusão

Auxílio-Reclusão é um benefício pago apenas aos dependentes do segurado do INSS que seja de baixa renda e que esteja cumprindo prisão em regime fechado. Os dependentes de preso em regime semiaberto também poderão receber o auxílio-reclusão, desde que a prisão tenha ocorrido até 17/01/2019.

O benefício tem o valor máximo fixo de um salário-mínimo e é pago apenas aos dependentes do preso,  enquanto o segurado estiver recolhido à prisão. A partir do momento em que o segurado volta para a liberdade, o benefício é encerrado.

O Auxílio-Reclusão é pago aos dependentes do segurado durante seu período de reclusão para garantir suporte na estabilidade econômica da família durante o tempo de recolhimento do trabalhador.

Periodicamente, é necessária a apresentação da Declaração de Cárcere para confirmar se o segurado continua preso e assim, garantir a manutenção do pagamento do auxílio.

Trabalhador que recebe aposentadoria por invalidez não pode trabalhar

Muitas vezes o INSS concede a aposentadoria por invalidez, o beneficiário que está recebendo a aposentadoria volta a trabalhar. Esse tipo de procedimento pode cancelar o benefício. Já que a aposentadoria por invalidez é paga ao trabalhador que não pode exercer nenhum tipo de atividade laboral.

Quem recebe a aposentadoria especial pode trabalhar

No caso da aposentadoria especial, ela é concedida ao trabalhador que foi exposto a agentes nocivos à sua saúde ou integridade física, durante o período em que estava trabalhando.

Quem recebe aposentadoria especial pode até voltar a trabalhar, no entanto, não poderá exercer atividade que o exponha a agentes nocivos ou sua integridade física. Porém se você voltar a trabalhar novamente com agentes nocivos ou que ponha a sua integridade física em risco, o pagamento do benefício será suspenso pelo o INSS.

Mostramos a você alguns motivos que podem fazer o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) cancelar o seu benefício. Fique sempre atento às regras da Previdência Social para poder sempre receber o seu benefício.

Fonte: Jornal Contábil

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Áreas de Atuação

Direito Previdenciário

Direito Trabalhista

Direito de Família

Direito Civil

Mais Populares

Saiba Se O Valor Da Sua Aposentadoria Está Correto! (1) - Menezes Bonato Advogados Associados
Saiba se o valor da sua aposentadoria está correto!
Veja 4 passos simples para antecipar sua aposentadoria do INSS!
Veja 4 passos simples para antecipar sua aposentadoria do INSS!
Como Solicitar O Benefício Da Aposentadoria Pelo Meu Inss - Menezes Bonato Advogados Associados
Veja como solicitar o benefício da aposentadoria pelo Meu INSS!
Saiba Tudo Sobre O Irpf 2024 Para Aposentados! - Menezes Bonato Advogados Associados
IRPF 2024 para aposentados: como funciona a declaração?
Saiba Tudo Sobre A Revisão Do Benefício De Aposentadoria - Menezes Bonato Advogados Associados
Saiba tudo sobre a revisão do benefício de aposentadoria!
Saiba Como Funciona E Quem Tem Direito à Aposentadoria Mental! - Menezes Bonato Advogados Associados
Saiba como funciona e quem tem direito à aposentadoria mental!

Quer agendar um atendimento?

Preencha o formulário ao lado, contando um pouco sobre que tipo de auxílio precisa, ou entre em contato através dos links abaixo.

Email

contato@menezesbonato.adv.br

Matriz

Telefone Fixo

(19) 3444-8624

Endereço Matriz

Rua Sete de Setembro, 602 - Centro - Limeira/SP

Unidade Av. Paulista

Telefone Fixo

(11) 2770-0041

Endereço Av. Paulista

Av. Paulista, 1636, 15° andar, Cerqueira César - São Paulo/SP

Unidades Online 1 + 2 + 3

Telefone Fixo 1

(19) 3441-1181

Telefone Fixo 2

(19) 3713-8614

Telefone Fixo 3

(19) 3702-1388

Formulário de contato

Qual área precisa de auxílio?