Aposentado por invalidez, conheça estes 4 direitos que você tem!

Conheça os principais direitos que os aposentados por invalidez possuem e muitas vezes desconhecem

Muitos acreditam que o único direito dos aposentados é o recebimento mensal de sua aposentadoria. No entanto, é possível garantir outros direitos extremamente importantes.

No caso dos segurados do INSS que conseguiram a aposentadoria, em especial os aposentados por invalidez podem pleitear outros direitos que são tão importantes quanto a sua aposentadoria.

Como os aposentados por invalidez se encontram em situação de maior vulnerabilidade é muito importante conhecer seus respectivos benefícios que conheceremos a partir de agora!

4 direitos dos aposentados por invalidez

É importante estar ciente de que a aposentadoria por invalidez é destinada aos trabalhadores permanentemente incapazes ou que não podem ser reabilitados em outra profissão.

Dessa forma, os direitos que apresentaremos a seguir podem ser extremamente importantes para melhora na qualidade de vida dos mesmos, confira:

Adicional de 25% no valor da aposentadoria

Os segurados que se aposentam por invalidez podem garantir um acréscimo de 25% no valor do seu benefício mensal. Esse adicional é destinado aos segurados que precisam, comprovadamente, de auxílio de terceiros para realizar as tarefas básicas do dia a dia.

Para garantir o direito ao adicional de 25% é necessário comprovar a dependência de terceiros para realizar as tarefas básicas através de laudos e avaliações médicas.

Confira a seguir alguns casos que podem se enquadrar nos requisitos para receber o adicional de 25% no valor da aposentadoria por invalidez:
  • Cegueira total;
  • Paralisia dos dois braços ou pernas;
  • Perda de nove ou mais dedos das mãos;
  • Alterações mentais que impossibilitem ou comprometam a tomada de decisões;
  • Perda de membros, sem a possibilidade do uso de prótese (braços e/ou pernas).

Isenção de Impostos

Os aposentados por invalidez que possuem algum tipo de deficiência ou determinado tipo de doença, podem solicitar a isenção ou redução de alguns dos principais impostos nacionais.

Os aposentados podem conseguir isenção de ICMS e IPI, cobrados na compra de um veículo zero km, e ainda, a isenção de pagamento anual do IPVA.

Dependendo da doença, os aposentados por invalidez também podem pedir a isenção do Imposto de Renda. Confira as doenças previstas em lei que podem garantir a isenção:

  • Alienação mental;
  • AIDS;
  • Cegueira;
  • Cardiopatia grave;
  • Doença de Parkinson;
  • Esclerose múltipla;
  • Estados avançados da doença de Paget;
  • Nefropatia grave;
  • Hanseníase;
  • Hepatopatia grave;
  • Neoplasia maligna;
  • Paralisia irreversível e incapacitante
  • Tuberculose ativa.

Quitação de financiamento de imóvel

Na maioria dos contratos de financiamento de imóvel, o aposentado por invalidez pode solicitar a quitação de imóvel financiado em instituição pública ou privada.

Para pleitear esse direito, é necessário atenção, pois, esse direito ocorre através dos seguros que também são incluídos durante o financiamento do imóvel e que muitas vezes o cidadão nem sabe que tem.

Dessa forma, será necessário identificar no contrato de financiamento a existência de cláusula de seguro no contrato, e se o mesmo garante a quitação do financiamento em caso de invalidez.

Caso o segurado tenha esta cláusula que garante a quitação por invalidez, é necessário correr contra o tempo, pois, conforme prevê o Código Civil, o prazo prescricional desse seguro é de um ano.

Saque do FGTS

Por fim, outro direito garantido aos aposentados por invalidez é a possibilidade de sacar todo o saldo que possuem nas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Fonte: Jornal Contábil

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes!

Você, caro leitor, fique à vontade em utilizar nosso conteúdo em seu blog, site e redes sociais, para isso basta citar a fonte e o site (www.menezesbonato.adv.br).

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado só para você!
Nos casos mais graves da doença a pessoa pode desenvolver…
Cresta Posts Box by CP

AVISO DE GOLPE

Logo New - Menezes Bonato Advogados Associados

Prezados clientes, informamos que tem pessoas usando indevidamente o nome do nosso escritório e até o nome dos advogados como por exemplo, se passando pela Dra. Danielle, onde o fraudário impostor está solicitando que seja feito o pagamento de algumas taxas para que seja liberado os valores do processo, a foto desta pessoa está com o logo do escritório e eles se apresentam como Dra. Danielle Ribeiro de Menezes Bonato em alguns momentos.

Informamos que não enviamos mensagem solicitando pagamentos, TED ou transferência e pedimos que caso venha ocorrer essa situação para imediatamente entrarem em contato conosco nos telefones do escritório (19) 3444-8624 / 3713-8614.

Agradecemos a compreensão.

Menezes Bonato Advogados